Cavalgadas

Cavalgada “Rota do Imperador” Piacabucu a Piranhas 300 km.
10 dias (26.05 a 05.06.2011)
Por Mozart Brandao Barros C.E.L.


Centro de Equitacao e Lazer, criado em 2001, com dez anos em atividades equestres no bairro da Serraria em Maceió, é referência em todo o Estado de Alagoas, quando o assunto é cavalo de sela.
Promove o C.E.L. durante o ano, entre outras atividades, várias cavalgadas, como exemplo podemos citar as que ocorreram entre as cidades de Maceió/Garanhuns-PE, Maceió/Caruaru e no ano passado de Maceió a Água Branca, esta última de 300 km, partindo da Capital Alagoana percorreu toda zona da mata, agreste e sertão de Alagoas, ou seja, do extremo leste ao oeste do Estado.
Neste ano, os expedicionários sairão da cidade de Piaçabuçu para a cidade histórica de Piranhas, do litoral ao alto sertão alagoano. Percurso de 300 km pelo baixo São Francisco, entre trilhas e estradas vicinais, beirando o rio na margem alagoana.
O grupo passará por nove cidades e dezenas de povoados ribeirinhos ao Velho Chico. Piaçabuçu ponto de partida, passando por Penedo, tombada, uma das mais bonitas e antigas cidades históricas brasileiras que impressiona seu visitante pelo rico patrimônio histórico-cultural, com acervo que proporciona uma verdadeira viagem ao passado do Brasil Colonial.
Os cavaleiros passarão também pelas cidades de Porto Real do Colégio, São Brás, Traipu, Igreja Nova (município), Belo Monte, Pão de Açúcar e finalmente Piranhas.
Sendo esta última tombada como Patrimônio Histórico Nacional, onde tem o Cânion do São Francisco como um dos quatro mais profundos do mundo, museus, orla fluvial, mirante secular, cachoeiras, conjunto arquitetônico estilo neoclassico e colonial, a hidreletrica mais moderna do Brasil, e uma paisagem constituindo um relevo harmonioso realçando um conjunto natural. Piranhas, vale conhecer! A expedição acontecerá de 26 de maio a 05 de junho.
A caravana formada por 25 cavaleiros e 50 cavalos, disporá de toda infraestrutura necessária como cozinheiros, tratadores, motoristas com varios carros de apoio, fotógrafo/câmera-man , músicos, segurança, etc. Promete ser uma cavalgada desafiante e completa.
Muita água (banhos de rio) sobe e desse (morros e montanhas) planícies, cânions, fazendas, riachos, alagados, sol, frio, chuvas, gastronomia diversificada, dormidas nem sempre confortáveis, imprevistos, culturas e historias... Natureza! Finalizando, no final da cavalgada, com muito forró os cavaleiros encontrarão com suas atinentes famílias.
Sem dúvida será uma grande aventura e uma excursão também pela história do Brasil. Os expedicionários percorrerão trechos por onde cruzou Lampião com seus cangaceiros e que Dom Pedro II andou e pernoitou.
São cidades ribeirinhinhas, históricas e centenárias. Destacando-se Penedo e Piranhas. Coincidentemente no dia da chegada a Piranhas acontecerá a abertura do festejo de São João, uma das mais belas e mais animadas festas juninas do Estado.

 


CURSOS ONLINE
CLICK NO BANNER

Itaporanga-SE
Francisco Garcez
(Tito) - (79) 9977 8000

Carvalhos-Sul de Minas
Prop. Fernando Pizza -
(35) 3345 1552
Haras Boa Luz Seleção Mangalarga Marchador Marcha Picada pelagens pampa de preta e preta