artigos técnicos

EQUOTERAPIA

É o nome genérico adotado para todos os métodos terapêuticos que se utilizam do cavalo para sua execução. Também é conhecida como Equinoterapia, Hipoterapia, Equitação terapêutica.....


Este método, mais que comprovado, possui benefícios tais como:


FÍSICOS - Desenvolvimento do equilíbrio, da noção de espaço e postura.Tonificação da musculatura e melhorias na voz e na pronúncia de palavras em função da respiração correta.


PSICOLÓGICOS - Desenvolvimento do equilíbrio, da noção de espaço e postura. Tonificação da musculatura e melhorias na voz e na pronúncia de palavras em função da respiração correta.


COGNITIVOS - Aumento da auto-estima, da confiança e da autonomia. Desenvolvimento da sociabilidade e diminuição da agressividade e da intolerância à frustração. Aumento do vocabulário nas crianças e melhora no desempenho em sala de aula. Estimulação da atenção seletiva e da concentração.

PORQUE O CAVALO ?


O principal meio de trabalho da equoterapia é o cavalo , que tem os movimentos tridimensionais causados pelo seu dorso. Ao se deslocar ao passo , realiza um movimento semelhante à bacia pélvica humana durante sua marcha.


Neste tipo de terapia , o terapeuta apenas atua como um mediador , tendo o paciente , juntamente com o seu cavalo, uma relação física e psicológica fundamental para o resultado esperado.


BENEFÍCIOS DO CAVALO:


- Movimento tridimensional do dorso do cavalo - Ajuda a fornecer imagens cerebrais seqüenciais e impulsos importantes para se aprender ou reaprender a andar.


- Movimento rítmico- balançante - Estimulam o metabolismo, regulam o tônus e melhoram os sistemas cardiovascular e respiratório.


- O movimento e a mudança de equilíbrio constante - Estimulam o sistema vestibular e solicitam uma adaptação incessante do próprio equilíbrio, fortalecendo a musculatura e a coordenação.


- Imponência e altura do cavalo - Desenvolve a coragem , a autoconfiança, a concentração, sentimento de independência.....


- Docilidade e o contato do cavalo - Desenvolve a calma, a capacidade social e na comunicação.

CAVALO USADO NA EQUOTERAPIA - Dócil, altura média de 1,50m, bem aprumado, inexistência de manqueiras, andamento bem cadenciado e com boa amplitude de passadas.


OBS: os cavalos velhos são os mais indicados ,pois são menos ariscos e mais seguros.

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS


- O trabalho sempre é executado por uma equipe interdisciplinar, que pode variar de acordo com o diagnóstico dado pelo médico. A equoterapia oferece campo de atuação: fisioterapeuta, fonoaudiólogo, instrutor de equitação, médico pedagogo, psicólogo, professor de educação física e terapeuta ocupacional. Qualquer um destes profissionais, para atuar na equoterapia, deve possuir curso específico para tal.


- Na execução de uma sessão de equoterapia necessita-se de uma equipe mínima composta da seguinte maneira:


FISIOTERAPEUTA, TERAPEUTA OCUPACIONAL, INSTRUTOR DE EQUITAÇÃO, PSICÓLOGO, PACIENTE E CAVALO

INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES DO MÉTODO

INDICAÇÕES - Paralisia cerebral, acidentes vasculares cerebrais, traumas crâneo-encefálicos, atrasos maturativos, formas psiquiátricas de psicoses infantis, autismo, Síndrome de Down , dependentes químicos, estresse e depressões, hiperatividade dificuldade no aprendizado, timidez, falta de coordenação motora, correções de postura, alguns problemas ortopédicos, distúrbios visuais e/ou auditivos


CONTRA - INDICAÇÕES - Afecções gravaes da coluna vertebral, Luxações de quadril, Síndrome de Down com excesso de afrouxamento nas primeiras vértebras cervicais, Pouca sensibilidade na região das coxas


ASSOCIAÇÕES E CENTROS TERAPÊUTICOS


ANDE - Associação nacional de Equoterapia - Tel: 0xx 612734176 - Brasilia - DF


AEP - Associação de Equoterapia Paulista - Rua Joaquim Nabuco, 1560 - Brooklin / São Paulo- SP - Tel: 0xx11 5355703


CEPA - Centro de Equoterapia de Porto Alegre - Avenida Antônio de Carvalho, 1330 / Ipê Porto Alegre - Tel: 0xx51 9771574


CEO - Centro de Equoterapia Osório - Regimento Osório - Rua Salvador França, 201 / Partenon - Porto Alegre


AGE - Associação Gaúcha de Equoterapia - Tel: 0xx 51 3304541 / 3393155


RIDE- Reabilitação, Integração e Desenvolvimento pela Equoterapia - Rua Escada , 80 - Chácara das Paineiras- granja Viana - Carapicuíba- SP Tel: 9301502 / 9868240


Clínica Amanter - Campinas-SP - Rua Antônio da Costa Carvalho, 254- Cambuí -

Cep: 13024-050 - Tel.: (019) 255.4868


Rancho das Colinas - Estrada Souzas-Pedreira, Condomínio Colinas do Atibaia Tel.:

(019) 974.1878 e 238.8981 Indaiatuba - São Paulo - Rua Primo Francisco Capovila, 84 Vila Rubens


Força Ativa -Londrina - Paraná - Praça 7 de Setembro, 82 - 12º andar Cep: 83010-110

Tel: (043) 254-3311

Centro de equoterapia Agulhas Negras - Resende - RJ - Academia Militar das Agulhas Negras - Seção de Equitação - Tratar com a Dra Cristina Braga ( Tel 358 4195 )

 

Voltar


CURSOS ONLINE
CLICK NO BANNER

Itaporanga-SE
Francisco Garcez
(Tito) - (79) 9977 8000

Carvalhos-Sul de Minas
Prop. Fernando Pizza -
(35) 3345 1552
Haras Boa Luz Seleção Mangalarga Marchador Marcha Picada pelagens pampa de preta e preta