Escolha da Raça


Raças de Trote

Arabe - É a raça atual mais antiga e pura, tendo sido base para a formação de quase todas as raças existentes. Foi originária dos desertos da Arábia. A conformação é nobre, de beleza e refinamento ímpares. A cabeça é pequena, perfil de chanfro concavilineo, fronte larga, olhos salientes, boca pequena, pescoço delicado, arqueado, tronco brevelineo a mediolineo. O porte não é dos maiores, com altura média em torno de 1,50m. As pelagens são variadas, predominando a tordilha, alazã e castanha. A resistência destes cavalos é um atributo que os tornam preferenciais para a prática de enduros. Nas exposições são apresentados em diversos tipos de categorias, demonstrando a impressionante versatilidade desta raça.

Quarto de Milha - É a raça americana mais popular, famosa por ter sido a preferida pelos lendários cowbows dos filmes de faroeste. Originalmente, foi formada nos Estados da Virgínia e Carolina, por colonizadores ingleses. É o resultado do cruzamento de reprodutores Puro Sangue Inglês com éguas mustangs, nativas de sangue espanhol. As finalidades são várias, mas principalmente nas corridas de curta distância, um quarto de milha, o que lhe conferiu o nome, na lida com o gado, demonstrando um cow sense nato, e em provas de laço e de rédeas como apartação, três tambores,6 balizas. O cavalo Quarto de Milha é um animal de tronco compacto, dorso-lombo curto, musculatura geral bem desenvolvida, volumosa, membros anteriores curtos, membros posteriores longos, o que favorece a potência nas arrancadas. O temperamento é muito dócil, a inteligência uma das mais notáveis dentre as raças equinas. Qualquer pelagem sólida é comum, sendo a mais frequente a alazã. A altura média é em torno de 1,56m.

Puro Sangue Ingles - É uma raça formada na Inglaterra, no início do século XVII, com base no sangue Árabe. A finalidade principal é a corrida, em distâncias médias e longas. O corpo é esguio, de mediolineo a longelineo, com pernas longas e fortes. O pescoço é delicado, longo, cabeça harmoniosa. As alturas ideais variam de 1,60 a 1,70m. Qualquer pelagem sólida é de incidência frequente. O Puro Sangue Ingles, popularmente chamado de P.S.I. exerceu uma contribuição marcante na formação de inúmeras raças em todo o mundo.

Appaloosa - É uma raça norte-americana, formada no Vale "Palouse", região noroeste dos Estados Unidos. A origem é semelhante à do Quarto de Milha, inclusive a conformação. A finalidades também são parecidas, mas devido à pelagem os exemplares desta raça são muito procurados para circos e
desfiles. A pelagem é denominada de Appaloosa, podendo ser mantada, com manchas circulares de cor sólida sobre fundo branco incidindo na garupa e dorso-lombo, ou a variedade Leopardo, com as manchas circulares distribuídas sobre fundo branco em todo o corpo, pescoço e cabeça.

Paint - É um Quarto de Milha pampa. Criadores insatisfeitos com a discriminação da pelagem pampa pelo Padrão oficial da raça Quarto de Milha, fundaram uma associação para congregar pessoas admiradoras da pelagem pampa, que nesta raça é denominada de Tobiano ou de Overo. As pelagens foram originárias dos cavalos selvagens conhecidos como Mustangs, as montarias preferidas dos índios. A pelagem pampa denominada de tobiano é a padrão, de mecanismo genético dominante, caracterizando-se por malhas irregulares, que ultrapassam de um lado a outro, entre o pescoço e a garupa. No caso da variedade Overo, recessiva, as malhas são mais circulares, e raramente ultrapassam de um lado a outro, sendo comuns os animais de olhos azulados e cabeça branca. Como herança do Quarto de Milha, o Paint Horse é um animal muito dócil, inteligente, ágil, excelente na lida com gado, com a vantagem de possuir a pelagem pampa como diferencial de mercado.

Andaluz - Raça formada a partir do cruzamento de cavalos Bérberes, do norte da África, com éguas nativas da Espanha. A finalidade é o adestramento clássico, mas na Espanha são largamente utilizados nas touradas. O cavalo Andaluz possui um tronco compacto, robusto. Ao mesmo tempo que é um animal extremamente dócil, também é ativo, ágil, vigoroso nos deslocamentos de inigualável elegância, sendo considerado o mestre dos cavalos na nobre arte da alto escola equestre. A pelagem mais comum é a tordilha. A altura média é de 1,57m. Dezenas de raças no mundo foram formadas com base no sangue Andaluz, inclusive a maioria das raças brasileiras. Em Portugal, foi formada a raça Lusitana, de conformação e finalidades similares às da raça Andaluz, porém com um tipo mais refinado.

Poney brasileiro - É uma raça de origem britânica, descendente do Pôney Shetland, a menor dentre as nove raças de Pôneis existentes no continente inglês. No Brasil, os reprodutores Shetland foram acasalados com éguas nativas, popularmente conhecidas como Piquiras, dando origem ao Poney brasileiro, de altura inferior a 1,10m, muito requisitado para a diversão de crianças, como montarias ou em atrelagem. Apesar do tamanho reduzido, são animais muito fortes. As pelagens são vairadas e a conformação geral é bastante harmoniosa.

Bretão - Raça de origem francesa, formada a partir de cruzamentos entre as raças Percherão, Boulonnais e Ardenais. As pelagens mais comuns são a alazã, rosilha e castanha. É um animal mais leve em relação ao Percherão, raça mais conhecida no Brasil. O temperamento é muito dócil, facilitando o manejo. A finalidade principal também é a tração, em serviços agrícolas e de atrelagem, mas também podem ser usados para montarias. Como são muito fortes, são indicados para a tração de grandes carroças e charretes.

Brasileiro de Hipismo - Conhecido como BH, é uma mistura de várias raças, com grande concentração de sangue Inglês. A própria conformação, é bastante semelhante à do P.S.I. São animais de grande porte, alturas médias acima de 1,65m, tendo como finalidade principal o salto, que é uma das atividades do Hipismo Clássico. O manejo é especializado, exigindo treinamento profissional.


CURSOS ONLINE
CLICK NO BANNER

Itaporanga-SE
Francisco Garcez
(Tito) - (79) 9977 8000

Carvalhos-Sul de Minas
Prop. Fernando Pizza -
(35) 3345 1552
Haras Boa Luz Seleção Mangalarga Marchador Marcha Picada pelagens pampa de preta e preta